Mer, França - 04 de junho de 2023

Há 7 meses comecei uma viagem aqui pela Europa. No dia 14 de outubro de 2022, eu embarquei no voo Natal-Lisboa. Eu não sabia direito o que esperar dessa viagem. Seria um sabático? Uma volta ao mundo? Nomadismo digital?

Eu estava tão preocupada com o "tema" da viagem e não cheguei à conclusão nenhuma. Eu só queria viajar. Então, eu só falei para a minha família e algumas amigas mais próximas que eu estava indo para a Europa fazer intercâmbio voluntário durante 1 mês.

A verdade é que eu mesma não sabia de nada. Que viagem era essa, para quais lugares eu iria, por quanto tempo, porquê... eu não tinha nenhuma resposta. Só senti o impulso, o desejo de realizar isso e fui.

Embarcar no avião nunca foi tão difícil. Eu chorei muito ao me despedir da minha família pela primeira vez. Eu senti vontade de desistir, tive medo do incerto. Como seria essa viagem? Para quais lugares eu iria? Eu iria gostar de fazer intercâmbio voluntário? Quanto tempo iria durar? É uma volta ao mundo, sabático ou nomadismo digital? Quando eu iria voltar para o Brasil?

Assim, cheia de perguntas e nenhuma resposta eu entrei naquele avião com destino à Lisboa.

Os primeiros 15 dias da viagem foi apenas turismo. Fiquei 5 dias em Lisboa e 6 dias em Paris antes de pegar o primeiro ônibus de longa duração (de muitos que ainda iria experimentar) de Paris até Liubliana, a capital da Eslovênia.

Foram mais ou menos 20h de ônibus, com uma troca na Alemanha. Confesso que não consegui dormir bem nesse tal de ônibus noturno, mas devo ter esquecido de registrar essa informação na minha cabeça porque eu peguei vários ônibus noturnos aqui pela Europa depois desse hehe.

Cheguei em Liubliana às 5h da manhã exausta, mas não era o meu destino final. Eu tive que esperar na cidade até as 10h da manhã para pegar o próximo ônibus rumo à Bohinj.

Ficar esperando o ônibus foi a parte difícil. Eu só queria dormir. Mas depois melhorou. Subi no ônibus e comecei a ver as lindas paisagens da Eslovênia em pleno outono. Uma senhora eslovena sentou ao meu lado e começou a puxar conversa. Eu achei maravilhoso porque:

1) Assim eu não iria dormir e perder a parada do ônibus.

2)Ela era uma fofa, falava inglês perfeito e foi me apresentando sobre a Eslovênia no caminho

3)Ela descobriu que eu era brasileira e começamos a falar em espanhol (até então, o meu espanhol era nulo hahah)

4) Descobri que ela tinha estudado francês, começamos a falar em francês e adivinha? Tinha um francês sentado atrás de nós que puxou assunto com a gente e também me passou o seu contato pra a gente se encontrar depois na Eslovênia :D

A viagem passou voando com essas companhias maravilhosas e eu logo cheguei na cidade de Bohinjiska Bristika, com o meu mochilão de 45L e a minha mochila de notebook. 

Aí eu fiquei esperando a minha carona. Era uma russa, num carro chiquérrimo, que veio me pegar e me levar para o hotel deles. O meu primeiro intercâmbio voluntário estava começando.


Postar um comentário

Meu Instagram

Copyright © Viagem com Giovanna. Made with by OddThemes